sábado, 29 de outubro de 2011

Gematria é um estado interior específico de uma pessoa ou de sua alma, composta de desejo (de um vaso, kli) e Luz, plenitude. A soma de todas as sensações, impressões, estados, lembranças e intenções, o estado geral da alma, expresso na forma de letras ou uma seqüência de letras, é chamado de Gematria. É uma maneira de descrever um determinado estado da alma.
Suponhamos que eu poderia tocar uma melodia ou cantar uma canção que expressa o meu estado. Isso é a Gematria. Eu posso desenhar uma letra ou símbolo, o que também será Gematria. Eu posso transmitir a minha sensação ou o meu estado gravando-o. É semelhante ao Reshimo, um registro de informações sobre o estado.
Na espiritualidade não existe nada além do estado da Luz e do desejo (kli), esse estado de equivalência entre a Luz e desejo com a ajuda de uma tela ou intenção. Tudo o resto são meios ou formas de expressar esse estado.
                                        MICHAEL LAITMAN

A Arte da Gematria-Numerologia Cabalística
Gematria é o cálculo do “peso numérico” ou equivalência numérica das letras, palavras, ou frases, e, nesta base, obter conhecimento na inter-relação de diferentes conceitos e explorar este inter-relacionamento entre palavras e ideias. O conceito fundamental da gematria é que palavras pertencentes à mesma "classe espiritual" e com “peso numérico” equivalente têm o mesmo sentido metafísico, e essa equivalência numérica não é coincidência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário